Páginas

SEJAM BEM VINDOS!!!


Última Noticias!

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Homem é morto durante assalto a posto de combustíveis na PB

Suspeitos dispararam contra a lanchonete do local e tiros atingiram duas pessoas, diz polícia. Homem que morreu era funcionário do estabelecimento
Foto: Reprodução/TV Paraíba
Um funcionário de um posto de combustíveis foi morto e um outro ficou ferido em um assalto na noite dessa segunda-feira (22), em Sousa, no Sertão da Paraíba
Um funcionário de um posto de combustíveis foi morto e um outro homem que também estava no local ficou ferido em um assalto na noite desta segunda-feira (22) em Sousa, no Sertão da Paraíba. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos dispararam contra a lanchonete que funciona no local e os tiros atingiram as vítimas. Eles fugiram sem levar nada.

O crime aconteceu às margens da BR-230. Dois homens chegaram em uma moto e anunciaram o assalto. O funcionário do posto foi identificado como Raimundo Félix de Medeiros. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O outro homem que foi baleado na ação foi encaminhado ao Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa, e o estado de saúde dele é considerado estável. Até as 06h30 desta terça-feira (23), ninguém havia sido preso suspeito de participar a ação.

Fonte: Blog NP / G1 PB

Igrejas e prédios públicos são alvo de vandalismo em Parelhas, RN

Polícia Civil investiga relação entre pelo menos quatro casos em Parelhas, na região Seridó potiguar. Em uma igreja, instrumentos foram incendiados por criminosos
Foto: Oberdan Eduardo Bezerra
Instrumentos musicais foram queimados dentro de igreja em Parelhas, na região do Seridó potiguar
Duas igrejas e um posto de saúde foram atacados por vândalos durante o fim de semana e na madrugada desta segunda-feira (22) em Parelhas, cidade da região Seridó potiguar. Os casos foram registrados na Polícia Civil, que já investiga uma possível relação entre as ações.

O alvo mais recente foi o posto de saúde do bairro Ivan Bezerra. O prédio sofreu depredações e vidros de portas e janelas foram quebrados. No domingo (21), foi registrado um caro de vandalismo e até incêndio em uma igreja evangélica localizada no mesmo bairro.

No templo religioso, os criminosos atearam fogo em alguns instrumentos musiciais, após invadirem o prédio. Também houve tentativa de invasão a outra igreja da cidade. Em todos os casos, nenhum objeto foi roubado pelos criminosos.
 
Posto de saúde foi alvo de vândalos em Parelhas, na região do Seridó potiguar (Foto: Oberdan Eduardo Bezerra)
Os casos não são isolados. Segundo o delegado Alex Freire, outro ataque a um posto de saúde da cidade foi registrado há cerca de 15 dias. Na ocasião, também não houve registro de roubo.

Segundo o chefe da Polícia Civil no município, uma possível motivação para os crimes seria a insatisfação de facções criminosas com algumas prisões realizadas na região. Porém, ele ressaltou que o caso ainda está em andamento.

Fonte: Blog NP / G1 RN

Adolescente é suspeita de matar jovem asfixiada; 'matei para chamar atenção'

Garota de 16 anos foi asfixiada com uma toalha enquanto dormia em casa para dependentes químicos. Adolescente disse que matou 'para chamar atenção'

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na noite desta segunda-feira (22) suspeita de matar outra adolescente em uma casa de recuperação para dependentes químicos em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a delegada de homicídios Suelane Guimarães, a vítima foi asfixiada com uma toalha.

O caso aconteceu na casa de recuperação localizada na rua Arquilino de Souza Guimarães, no bairro Jardim Tavares. Segundo a delegada, a vítima estava dormindo quando foi atacada pela outra adolescente. Ao encontrar o corpo da vítima, o coordenador da casa acionou a polícia ao local.

A delegada informou ainda que a adolescente de 17 anos teria sido transferida do município de Bayeux, na Grande João Pessoa, a pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A vítima, de 16 anos, era da cidade de Gravatá, no Pernambuco. Ela foi encaminhada para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande - que espera a chegada da família para a liberação do corpo.

Em depoimento à delegada na manhã desta terça-feira (23), na Central de Polícia Civil de Campina Grande, a adolescente de 17 anos disse que matou a vítima sem motivo algum, apenas para chamar atenção. Ela será encaminhada para internação provisória, em João Pessoa.

Fonte: Blog NP / G1 PB

Picuiense que foi vítima de crime em que pai e filho foram esfaqueados em JP não resiste e morre nesta 3ª


Morreu na manhã desta terça-feira (23) o picuiense Hudmilson dos Santos Silva, 33 anos, o qual foi a segunda vítima esfaqueada no último dia 12 de junho, no bairro Ernani Sátiro, zona sul de João Pessoa. Pai e filho foram esfaqueados por um vizinho, em uma residência em que os dois estavam trabalhando, e o pai, de 50 anos, morreu no local. O filho foi socorrido e estava hospitalizado até hoje.

O suposto motivo do desentendimento entre as vítimas e o agressor seria a reforma da casa. O filho teria ido até o portão que estava fechado para receber o suspeito, que atacou a vítima com 14 facadas. O pai dele levou dez facadas.

O suspeito do crime se apresentou para a polícia alguns dias depois e prestou depoimento. No entanto, foi liberado logo em seguida. A equipe de reportagem do ClickPB entrou em contato com contato com a delegada Maria das Dores para saber como está a investigação do crime e o motivo para a liberação do suspeito, mas ela informou que estava ocupada e não poderia falar no momento.

No mês de agosto os familiares de Hudmilson e Edmilson realizaram um protesto em frente à Central de Polícia exigindo uma solução para o caso. A soltura do suspeito após ter se apresentado à polícia provocou revolta nos familiares.


Fonte: Portal Picuí Hoje com ClickPB.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Nova sede do Consórcio Intermunicipal de saúde foi aberta em Picuí




Com as presenças do Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, de Cuité Charles Camaraense que também é presidente do consórcio, de Pedra Lavrada Jarbas Melo e do vice-prefeito de Picuí Lucas Marques foi inaugurada no último dia 11/10 a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde localizado no município. O evento ainda contou com a participação da Secretária de Saúde de Picuí, Janaína Almeida e do Secretário Executivo, Jailson Gomes de Andrade.


O novo local oferece melhor qualidade no atendimento e espaço mais amplo para acomodar todas as especialidades médicas que compõe o consórcio. Agora foi implantada uma ampla sala de espera e recepção para atendimentos e uma quantidade maior de salas que foram disponibilizadas par consultas médicas.


Os municípios consorciados são Picuí, Algodão de Jandaíra, Damião, Barra de Santa Rosa, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Nova Floresta, Cuité, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Sossego, Frei Martinho e Baraúna.














Fonte: Diário do Curimataú / Ascom

Familiar foi preso acusado de matar menina de 12 anos que estava desaparecida em Apodi - RN


A Polícia prendeu na tarde desta quarta-feira (17), o suspeito de matar a pré-adolescente Maria Carla, de 12 anos, no município de Apodi, no Oeste potiguar. O corpo da menina foi encontrado hoje nas imediações do Sítio Góis, zona rural de Apodi. A família confirma esta informação.
O delegado Rafael Câmara, titular da delegacia de Apodi, informou que os exames do ITEP vão confirmar se o corpo é, de fato, da menina, que está desaparecida desde o dia 18 de setembro.
O suspeito do crime era cunhado dela: Paulo Batista de Sousa. Segundo o delegado de Apodi, Rafael Câmara, o suspeito confessou que matou a menina por conta de "desavenças familiares". 
A ossada humana foi recolhida pela equipe do ITEP para a sede do órgão, em Mossoró. Ela pode ser identificada pelas vestimentas e arcada dentária. O corpo deve passar por exames de DNA, em Natal, para que seja feita a identificação oficial.


Fonte: Blog do Edmilson Sousa / Mossoró Hoje

Grave acidente foi registrado na BR-427 entre Currais Novos e Acarí


No final da tarde dessa quinta-feira (18/10/18) um grave acidente, tipo capotamento, foi registrado na BR-427, trecho que liga as cidades de Currais Novos e Acari, envolvendo um caminhão Mercedes Benz "carregado com tomate" que era conduzido por RAFAEL APARECIDO FERREIRA, DE 30 ANOS DE IDADE, que sofreu apenas escoriações leves apesar da gravidade do acidente. Parte da carga ficou espalhada encima da via.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e ainda se encontra no local fazendo o isolamento da área e a limpeza da rodovia.


Fonte: Blog do Edimilson Sousa /  Adaílson Carlos por Blog Plantão de notícia

Buba diz que quem manda em todos os cargos do Curimataú é ele e não adianta ‘choramingar’.


O deputado estadual reeleito pelo PSB Buba Germano (foto), foi entrevistado em uma emissora de rádio e deixou claro que todos os cargos oferecidos pelo Governo do Estado na região do Curimataú devem ser indicados por ele.

Buba disse que é o representante legal da região com quase 20 mil votos e falou que não vai admitir que os cargos das regionais sejam indicados por outras pessoas.

“Todos os cargos são colocados para eu articular com o governador, porque eu sou o representante de uma região. Não admito que os cargos sejam instrumentos de trabalho de A, B ou C”, falou o deputado.

Buba falou ainda na entrevista que não “adianta deputados choramingar, pois vai ser assim, vai ser desse jeito”, comentou.


Fonte: Click Picui /  Anderson Soares

“PELO RALO”:MPF denuncia vereador de Campo Redondo por desvio de R$ 737 mil.


Irregularidade ocorreu em 2012, quando Carlinhos da Apami era prefeito e deixou de pagar salários de professores e de funcionários municipais.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma denúncia contra o vereador de Campo Redondo (RN) Carlos Roberto Lucena Barbosa. O réu, também conhecido como Carlinhos da Apami, ocupou o cargo de prefeito da cidade entre 2009 e 2012 e desviou verbas públicas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) correspondentes a mais de R$ 737 mil. O dinheiro deveria ter sido usado para pagar trabalhadores da educação municipal.

No fim do ano de 2012, Carlinhos não pagou os salários dos professores de Campo Redondo referentes aos meses de novembro, dezembro e o 13º. Mesmo recebendo regularmente os recursos do Fundeb, o então prefeito também não realizou o pagamento de dezembro e 13º dos demais funcionários da educação da cidade.

O acusado alegou que os repasses sofriam com atrasos e não eram suficientes para fechar a folha de pagamento, mas as investigações apontaram que o dinheiro do fundo chegou à prefeitura regularmente naquele ano. Como primeira irregularidade, o ex-prefeito depositava as quantias em uma conta “genérica” do governo municipal, quando todo o valor deveria estar em uma conta específica do Fundeb.

A ação do MPF é de autoria do procurador da República Fernando Rocha e revela que Carlos Roberto não comprovou o destino de R$ 402.268,11 que foram sacados dessa conta. Ao mesmo tempo, outros R$ 335.008,75 foram transferidos ilegalmente para outras contas da própria prefeitura.



Fonte: Click Picui / Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte

Justiça Eleitoral deve anunciar medidas para o segundo turno.


A nove dias do segundo turno das eleições, as autoridades preparam para hoje (19) anúncios sobre as prioridades para as votações no dia 28. O alerta ocorre no momento em que os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) trocam acusações sobre a existência de empresários que financiaram um esquema de disseminação de notícias falsas anti-PT.

À tarde haverá uma entrevista coletiva da qual participarão a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber; os ministros Raul Jungmann (Segurança Pública) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.

A expectativa é de que sejam anunciadas as medidas institucionais adotadas em decorrência de questionamentos levantados no primeiro turno. Nas últimas horas, PT, PSL, PSOL e PDT se manifestaram sobre a divulgação e os impactos de fake news. Recorreram à Justiça eleitoral o PT e PSOL, enquanto os outros dois partidos também anunciaram que vão ingressar com ações.

Advertência

Ontem (18) Raquel Dodge advertiu sobre os riscos da disseminação de conteúdo falso. “O eleitor é o ator principal. Ele tudo pode, mas nem tudo convém. As fake news não convêm ao eleitor nem à democracia", afirmou. “É preciso também que não haja abuso, não haja ilícito no modo como as pessoas se expressam, no modo como elas convencem os vizinhos e eleitores. ”

A advertência ocorreu durante a reunião em que o combate à divulgação de notícias falsas nas redes sociais foi o tema principal. Participaram procuradores eleitorais e os advogados das campanhas de Bolsonaro e Haddad, além do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Fair Play

Na reunião, Fachin defendeu que os candidatos “joguem limpo” durante a campanha eleitoral. O TSE renova a conclamação feita aos representantes dos candidatos e a estende a todos. Pratiquemos o fair play [jogo limpo] que significa cumprir e fazer cumprir as regras do jogo”, disse.

Na tentativa de buscar soluções, Jungmann lembrou que a parceria com o TSE criou um sistema para dar mais agilidade às denúncias sobre suspeitas de irregularidades no processo de votação. No primeiro turno, vários vídeos falsos foram divulgados contra a credibilidade da urna eletrônica.

“Qualquer cidadão terá sua crítica registrada, investigada e apurada para termos a certeza de que o resultado do pleito venha traduzir a vontade democrática do povo brasileiro. ”


Fonte: Click Picui / Agência Brasil

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Policial que matou ladrão ao defender crianças de assalto em uma escola é eleita deputada federal em São Paulo

A policial de São Paulo que ficou famosa por matar um ladrão em frente a uma escola em Suzano, na Grande São Paulo, em maio deste ano, conseguiu se eleger deputada federal. Kátia da Silva Sastre, 42 anos, foi a sétima mais votada no estado de São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, ela recebeu 264.013 votos, o equivalente a 1,25% dos válidos. Ao todo, São Paulo elege 70 deputados federais.

Utilizando o nome de Policial Katia Sastre na urnas, a PM se envolveu em uma polêmica durante a campanha. Ela utilizou o vídeo em que mata o assaltante para pedir voto ao eleitor. Ela compartilhou o vídeo no Facebook, no começo de setembro. “Atirei, e atiraria de novo”, diz a candidata.
O vídeo foi divulgado pela cabo Kátia com legenda. Nele, o criminoso chega apontando uma arma e dizendo “perdeu seu filho da…”. Na sequência, a candidata anuncia que é “polícia” e atira nele, que acaba morrendo. Vestida com trajes militares, ela diz que sua filha e outras crianças estavam na mira do bandido e que agiu como policial e mãe. “Vou ter sempre a mesma atitude no combate ao crime".

Fonte: Blog do Jota Dantas

Prefeito Aido comemora votação dos seus candidatos em Frei Martinho


O prefeito da cidade de Frei Martinho, Seridó paraibano, Aido Lira (PSB), comemorou a votação dos seus candidatos no pleito do último domingo (07) no seu município. De acordo com o socialista, a cidade deu a maior votação, em proporção, a sua chapa.

“Agradecemos a todos pela maior votação proporcional da história política de Frei Martinho. Todos os nossos candidatos foram vitoriosos. Essa é a prova concreta de que o trabalho teve e continuará tendo prestígio em Frei Martinho, na nossa região e na Paraíba”, disse.

Com uma grande vitória dos seus candidatos, o prefeito Aido Lira mostra a grande aceitação da sua gestão perante a população de Frei Martinho. Para deputado estadual, seu candidato (Buba Germano) obteve 854 votos a mais que a segunda colocada, Euda Fabiana (Patri), que obteve 217 votos.

Já para governador, João Azevedo (PSB), obteve 1.088 votos a mais que o segundo colocado, o senador José Maranhão (MDB), que conquistou 410 votos.

Confira a votação dos candidatos apoiados pelo socialista:

Buba Germano (PSB) – 1.071 votos
Wilson Santiago (PTB) – 912
Veneziano (PSB) – 1.254
Luiz Couto (PT) – 1.235
João Azevedo (PSB) – 1.498

Fonte: Blog do Flávio

Médica do RN rasga receita após paciente idoso dizer que votou em Haddad para presidente

José Alves de Menezes, de 72 anos, disse que médica rasgou receita após ele declarar que votou em Haddad — Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi

Uma médica que trabalha em um hospital público de Natal rasgou a receita que tinha acabado de fazer para um paciente idoso, de 72 anos, após ele responder que votou no candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. O caso aconteceu nesta segunda-feira (8), um dia após o primeiro turno das eleições, e foi registrado por meio de boletim de ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia de Natal, no bairro das Quintas, Zona Leste da capital. O caso foi confirmado pela própria médica, a infectologista Tereza Dantas, que declarou estar arrependida de sua atitude.
O paciente estava no Hospital Estadual Giselda Trigueiro, localizado também no bairro das Quintas. De acordo com o servidor aposentado da Saúde, que trabalhou na própria unidade com a médica, o caso aconteceu no início da manhã, por volta das 7h30.
Por telefone, a médica Tereza Dantas afirmou que passou o final de semana doente e pensou em faltar ao trabalho, por ainda estar se recuperando, mas resolveu ir e informou ao hospital que só atenderia os pacientes que já tinham agendamento. Entretanto, como conhecia o ex-servidor, decidiu atendê-lo também.
"Eu estava conversando com outras pessoas sobre a situação política do país e fiquei exaltada, no momento. Eu realmente rasguei (a receita), porque ele não votou no meu candidato. Fiz errado, não tenho dúvidas", disse a médica. Ela afirmou que quer pedir desculpas ao paciente, mas ainda não conseguiu entrar em contato com ele.
O aposentado José Alves de Menezes - mais conhecido como Jean Menezes - afirmou que se sentiu constrangido com toda a situação.
Me senti ofendido. Passei vergonha na frente de todo mundo. No início, achei que era brincadeira e até ri", relata.
José vai corriqueiramente ao hospital para pegar a receita de remédio que toma diariamente e afirma que já conhecia a médica, porque sempre que não encontra a especialista que o atende na unidade, recorre à servidora pública para pegar o documento. "Ela sempre me tratou bem. Já chegamos a trabalhar juntos", lembra.
O aposentado disse que a médica o viu na unidade e pediu que ele esperasse, dizendo que já sabia o que ele queria. Após chegar até ele com a receita em mãos, perguntou em quem ele havia votado para presidente.
"Eu disse que votei no Haddad, ai ela disse: 'pois então não dou mais a receita', e rasgou. Duas ou três pessoas também viram", conta o homem. "Respondi na inocência. Nem sabia quem era o candidato dela. Nunca votei no PT, nunca fui fanático por partido nenhum. Essa foi a primeira vez que votei nele", acrescentou.
A médica declarou que se arrependeu da atitude antes da repercussão do caso, ainda na segunda, e tentou falar com o paciente, mas ele não a atendeu.
"Eu pedi perdão a Deus e pedi que ele me ajudasse a tirar de mim essa mágoa. Eu nunca gostei de extremismos e estava me transformando em algo que não gosto. Não deveria ter feito isso, eu sei. Agi por impulso e, por isso, peço desculpas", disse a profissional.
Repercussão
Após o fato, o paciente procurou um diretor do hospital e conseguiu a receita com outro médico. Ele também registrou queixa na ouvidoria da unidade e fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) informou que a direção do Hospital Giselda Trigueiro ainda não foi notificada oficialmente sobre o fato relatado. Também informou que esta não é uma conduta adotada pelo Hospital, nem muito menos de orientação do órgão.
"Assim que for notificada, a direção da unidade iniciará um processo de abertura de procedimento de sindicância e tomará as medidas cabíveis dentro da Lei", disse a nota.
Conforme a vice-coordenadora do Sindicato da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), Simone Dutra, a entidade prestou assistência ao idoso e o caso está com o setor jurídico do sindicato, que está preparando uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e estuda a possibilidade de entrar com ações no âmbito criminal e civil, contra a médica, em nome do servidor aposentado.

Fonte: Blog do EdmilsonSousa  /   G1/RN

Duas agências bancárias são explodidas em Coremas, na PB.


Duas agências bancárias foram explodidas na madrugada desta quarta-feira (10), em Coremas, no Sertão da Paraíba. De acordo com informações da Polícia Militar, os assaltantes chegaram armados e atiraram contra os prédios do destacamento da polícia e da cadeia pública. Em seguida, explodiram as agências.

Cerca de 20 suspeitos invadiram a cidade por volta de 1h da madrugada e explodiram caixas eletrônicos das duas agências bancárias. Após a explosão, os suspeitos fugiram em direção a cidade de São José da Lagoa Tapada. Eles jogaram grampos nas estradas para impedir alguma ação policial.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a administração das agências não informou se os suspeitos conseguiram levar algum dinheiro do local. Até as 06h30 desta quarta-feira ninguém foi preso.


Fonte: Click Picui / G1

PSB decide apoiar Fernando Haddad no segundo turno.


Em reunião realizada nesta terça-feira (9), o diretório nacional do PSB decidiu apoiar o candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo turno na disputa presidencial. O apoio está condicionado ao compromisso por parte da candidatura petista da formação de uma frente ampla democrática.

Os diretórios de São Paulo e do Distrito Federal, cujos candidatos concorrem no segundo turno, ficaram livres para decidir o apoio presidencial de acordo com a resolução do diretório nacional do PSB.

No primeiro turno, o PSB não declarou apoio formal a nenhuma candidatura.

Após reunião no diretório nacional em Brasília, o partido aprovou resolução que propõe a formação de uma frente ampla democrática que se oponha à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). “Uma frente que agregue personalidades e instituições que defendem a democracia e que o programa dessa frente também não seja o programa de um partido. Não estamos apoiando o candidato do Partido dos Trabalhadores, estamos apoiando o candidato que vai enfrentar, que vai conduzir e liderar uma frente democrática tentando chegar à Presidência da República”, disse o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Com a polarização da disputa eleitoral, Siqueira defende que a frente agregue diferentes forças do campo democrático para formar uma ampla aliança de união nacional. “Defendo que o candidato Haddad procure todas as forças democráticas do nosso país, todos os democratas, todos os nacionalistas, todos os homens e mulheres de bem que amam a liberdade e que querem a preservação da liberdade em nosso país”, pontua.

A resolução aprovada pelo diretório nacional do PSB abre uma exceção para os candidatos Márcio França e Rodrigo Rollemberg que disputam o segundo turno pelo partido em São Paulo e no Distrito Federal respectivamente. “Os diretórios desses dois estados poderão examinar as suas coligações e decidir o que deve fazer tendo em consideração que eles precisam ter a liberdade para conduzir as suas campanhas e conquistar uma vitória nessas duas unidades”, afirmou Siqueira.

Rollemberg que busca a reeleição na disputa pelo DF, não declarou qual será seu apoio na candidatura presidencial para o segundo turno. “Não vou me posicionar contra ninguém, vou me posicionar a favor de teses”, respondeu ao ser questionado por jornalistas ao sair da reunião.


Fonte: Click Picui / Agência Brasil

ATENÇÃO: Deputados estaduais afirmam que não foram reeleitos porque não compraram votos.


Os discursos da sessão dessa terça-feira (9) na Assembleia Legislativa foram divididos entre os deputados que ganharam as eleições e os que perderam nas urnas, apesar da baixa presença em Plenário dos demais pares.

A compra de votos foi o tema dos discursos. Alguns deputados acreditam que é um meio ainda muito utilizado durante as eleições e afirmam que talvez tenham perdido as eleições porque jamais usariam esse recurso proibido pela Justiça Eleitoral.

Um dos queixosos foi o deputado Aníbal Marcolino (Avante), que obteve apenas 6.071 votos. Ele se disse um deputado ficha limpa, foi eleito como um parlamentar que mais fez leis e que sempre procurou ajudar quem mais realmente precisa, mas nada disso adiantou.

“Se fosse para ter um mandato nesta Casa tendo que comprar o voto com cesta básica, por um milheiro de tijolos, por uma saca de cimento, uma carrada de areia, colocando em boca de urna – e nós sabemos que aconteceu e muito nos quatro cantos da Paraíba – eu não teria, e foi o que aconteceu”, destacou.

Muito embora não estando em Plenário, o deputado Bruno Cunha Lima (Solidariedade) também foi citado por Aníbal Marcolino como um parlamentar honesto, que tinha feito também uma campanha limpa, devolvendo até o dinheiro do fundo partidário, algo em torno de R$ 1,6 milhão, mas, segundo ele, como não comprou prefeitos para chegar à Câmara Federal, não obteve êxito. Bruno conseguiu conquistar ainda 44.143 votos.

Segundo Marcolino, não adianta fazer campanha limpa porque grande parte da população não quer saber disso e as pessoas continuam com as mesmas práticas abomináveis.

“A Justiça Eleitoral deveria punir, fiscalizar de uma forma mais intensa porque não adianta chegar em determinada cidade e mostrar seu trabalho, a prestação de serviços que se fez e receber como pergunta: E o senhor vai dar o quê? Porque se não pagar tanto pelo voto, não vai ter., mas eu jamais compraria voto de ninguém. Seria muito ruim ganhar uma campanha e perder a alma”, disse.

O deputado Janduhy Carneiro (Patriota), que também foi derrotado nas urnas, obtendo apenas 14 mil votos, disse que foram poucos votos, mas foram dados por eleitores pelo seu trabalho desenvolvido no Estado da Paraíba sem ter comprado um único voto ou a consciência de qualquer pessoa.

“A minha adversária em Pombal tirou dez mil votos e eu apenas quatro mil. Me perguntaram por que eu tive só quatro mil votos, eu respondi: porque eu não dei dinheiro durante o período eleitoral a quem quer que seja. Foi até gente presa com dinheiro e com material de propaganda da nossa adversária, mas enfim, eu quero só agradecer a Deus por ter tido dois mandatos e entrego nas mãos dele o meu futuro. Como fiquei na primeira suplência, não sei se estarei aqui ou não no próximo ano”, ressaltou.

Já o deputado Renato Gadelha (PSC), que obteve pouco mais de 17 mil votos, disse não entender o que deu errado na sua campanha. Contudo, destacou que sabe que há vários motivos que determinam a perda de um mandato eletivo, mas também não quis justificar o seu desempenho nessas eleições.

“Eu quero tão somente descobrir onde eu errei. Fazendo uma autoanálise da minha vida parlamentar, não descobri ainda onde houve erros. Faria tudo de novo, se possível fosse, e como São Paulo disse: combati o bom combate, guardei a fé, inclusive, a fé na Paraíba”, salientou.



Fonte Click Picui / PBOnline